Quem foi?
Principais ideias
Frases

Pitágoras nasceu na ilha grega de Samos, na costa jônica, em 570 a.C. Estudou matemática, astronomia, música, literatura e filosofia na sua cidade natal.

Foi orientado na cidade grega de Mileto por um dos maiores filósofos pré-socráticos: Tales de Mileto.

No entanto, suas ideias revolucionárias para a época o levaram a ser perseguido. Nesse momento, mudou-se para Crotona (sul da Itália), região conhecida como Magna Grécia.

Foi ali que fundou uma escola de caráter místico-filosófico que ficou conhecida como “Escola Pitagórica”.

Entretanto, foi perseguido novamente, deixando Crotona e partindo para o Egito, onde ao observar as pirâmides, criou o Teorema de Pitágoras.

O filósofo faleceu em Metaponto, na região sul da Itália, em 490 a.C. com aproximadamente 80 anos.

Transmigração das almas

Pitágoras não escondia sua simpatia pelo misticismo. Na confraria que fundou na cidade de Crotona (na região do sul da Itália atual), o pensador reunia discípulos para discutir ideias que pendiam tanto para a filosofia quanto para a religião. Um dos conceitos difundidos por ele era o da transmigração das almas — uma ideia ainda aceita hoje em várias religiões, com o nome de reencarnação. Ao contrário dos reles mortais, Pitágoras dizia ser capaz de se lembrar de seis de suas vidas passadas. Apesar de ser ridicularizado por alguns pensadores da época, o filósofo não se deixava abater e reunia um séquito de fãs que obedeciam a regras como não comer feijão, por exemplo. No melhor estilo Kanye West, segundo alguns discípulos, ele rebatia seus "inimigos" usando frases como: “Existem homens, existem deuses, e existem seres como Pitágoras”. Humildade não parecia ser o seu forte.

Números, o princípio de tudo

Ao longo da história, vários pensadores se dedicaram a encontrar qual era a partícula fundamental da natureza. De que as coisas eram feitas? Se hoje sabemos que os quarks e os léptons estão na base de tudo, Pitágoras considerava os números como o princípio de todas as coisas. E ele teve esta ideia refletindo sobre a música. Afinal, o que diferencia um som agradável de um ruído chato? Para Pitágoras a resposta era a estrutura numérica. Ou seja, o filósofo não via os números como grandezas subjetivas, mas sim como estruturas que formavam as coisas do universo, de acordo com sua combinação.

O Teorema de Pitágoras

Não à toa, o pensador foi um dos responsáveis por um dos conceitos mais aterrorizantes para estudantes do ensino médio: o Teorema de Pitágoras, que nada mais é do que a relação entre os lados de um triângulo retângulo, aquele que tem 90°. Seguindo esta ideia, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Parece grego. Mas foi através desta ideia que os números irracionais foram introduzidos na matemática, aqueles quebrados como raiz de 2. E assim a gente consegue medir desde distâncias de construções de prédios até planetas longínquos.

O ideal contemplativo

Para o filósofo, o universo era como a Olimpíada (sim, já existiam os jogos olímpicos naquele tempo). Nestas ocisiões, ele observa a ocorrência de três tipos de pessoas: os comerciantes, que abasteciam os participantes da festa; os atletas, que competiam; e os espectadores, que apenas observavam. Para Pitágoras, estes últimos eram os mais nobres, porque representavam a mais válida ocupação humana: a contemplação. Eles não tentavam vencer, nem ganhar dinheiro: apenas assistiam a tudo de maneira passional e desinteressada. De acordo com o filósofo, é assim que nascem as ideias. A própria matemática teria nascido assim. Inicialmente considerada um joguinho intelectual, o tempo lhe concedeu o papel de destaque que merece.

  • “O universo é uma harmonia de contrários.”
  • “A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.”
  • “A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.”
  • “Observa o teu culto à família e cumpre teus deveres para com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as crianças e não precisarás castigar os homens.”
  • “O filósofo não é dono da verdade, nem detém todo conhecimento do mundo. Ele é apenas uma pessoa que é amiga do saber.”
  • “Os animais dividem conosco o privilégio de ter uma alma.”

Fontes: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2016/07/5-ideias-que-vao-te-introduzir-ao-pensamento-de-pitagoras.html
https://www.todamateria.com.br/pitagoras/

Scroll to Top